Revista Destak

Colunas

Dia Mundial do Combate ao Colesterol: como combater um dos principais inimigos da saúde do coração

Postado em: Saúde | Por: Veridiana Joly


Segundo a OMS, excesso de colesterol pode entupir artérias coronárias, aumentando o risco de infarto e acidente vascular cerebral Celebrado nesta sexta-feira (11/08), o Dia Mundial do Combate ao Colesterol relembra a importância do controle de seus níveis para a diminuição do risco de complicações cardíacas, principal causa de mortes no mundo, respondendo por 17,7 milhões de óbitos anuais.


Dia Mundial do Combate ao Colesterol: como combater um dos principais inimigos da saúde do coração

Segundo a OMS, excesso de colesterol pode entupir artérias coronárias, aumentando o risco de infarto e acidente vascular cerebral

Celebrado nesta sexta-feira (11/08), o Dia Mundial do Combate ao Colesterol relembra a importância do controle de seus níveis para a diminuição do risco de complicações cardíacas, principal causa de mortes no mundo, respondendo por 17,7 milhões de óbitos anuais.

A ligação entre o colesterol e as doenças do coração são atestadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que, com base em pesquisas e experiência clínica, o coloca como um dos principais agentes causadores do entupimento das artérias do coração, quadro que, dentre outros problemas, pode resultar em infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Atualmente, o Brasil vive um cenário preocupante no que diz respeito ao combate a este vilão da saúde cardiovascular. Afinal, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% da população local possui colesterol em excesso.

De acordo com o coordenador da unidade coronariana do Hospital Sírio-Libanês, André Franci, a mudança deste quadro está intimamente ligada à adoção de hábitos mais saudáveis no que diz respeito à atividade física. Isso porque, segundo o especialista, a maior aptidão física aeróbica diminui significativamente o risco cardiovascular, independentemente se o indivíduo é saudável ou já porta outros fatores de risco neste campo.

"Cerca de 150 minutos por semana de atividade física de moderada intensidade, seja em porções de 30 minutos distribuídas durante cinco dias na semana ou de 50 minutos distribuídos em três dias semanais, estão associados à redução do risco cardiovascular. Ela pode ser composta por uma combinação de exercícios aeróbicos e resistivos", recomendou Franci, acrescentando que, no caso de idosos, os exercícios de flexibilidade e equilíbrio também devem integrar o programa.

Além do abandono do sedentarismo, o médico do Sírio-Libanês aponta que deixar o tabagismo e adotar uma reeducação alimentar são outras atitudes cruciais para quem busca diminuir seus níveis de colesterol.

No tocante à alimentação, a equipe de especialistas da Smart Fit Nutri indica que diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas é um passo indispensável, mas, muitas vezes, insuficiente se não for combinado com a diminuição do consumo exagerado de carboidratos simples e refinados.

"Pães, massas brancas, bolos, biscoitos e doces favorecem o aumento dos níveis de triglicerídeos e de colesterol LDL (o mau colesterol) no sangue, além de causar resistência à insulina e sobrecarregar o fígado", indicaram as nutricionistas.

Além de apontar os principais causadores do excesso de colesterol, a Smart Fit Nutri listou ainda sete opções de alimentos capazes de ajudar a controlá-lo. São eles:

- Aveia: rica em fibras solúveis, ajuda a diminuir os níveis do colesterol LDL.

- Peixes: são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, ajudam a reduzir o colesterol total e o LDL, além de proteger o coração.

- Nozes, amêndoas e outras oleaginosas: são ricas em gorduras saudáveis e em fibras, e podem ajudar a diminuir o colesterol LDL e aumentar o HDL.

- Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, pode ajudar a diminuir o colesterol LDL sem afetar o HDL.

- Quinoa: rica em proteínas e fibras, ajuda a regular o sistema digestivo e a reduzir o colesterol.

- Chia: é rica em ácidos graxos poli-insaturados bons, como ômega 3, e fibras. Ela ajuda também na saciedade.

- Abacate: rico em gorduras saudáveis, ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e a diminuir o colesterol ruim (LDL).

 Quer espantar o colesterol? Confira abaixo e no link um treino específico preparado pelo treinador da Smart Fit, Guilherme Micheski:

AQUECIMENTO
1 série | 45 seg | sem intervalo
Agachamento
Afundo alternado
Prancha isométrica

PARTE PRINCIPAL
3 series | 15 a 20 repetições | 30 seg intervalo
Agachamento insistido
StiffPrancha minhoca
Flexão de braços
Remada curvada
Abdominal completo
Hipertensão lombar

VOLTA À CALMA
1 série | 45 seg | sem intervalo
Alongamento de posterior
Alongamento de pescoço
Pose da criança

Sobre o Grupo Smart Fit

O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit e Bio Ritmo, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em fevereiro de 2023, o número de clientes ativos chegou a mais de 5 milhões nas mais de 1200 unidades da rede. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 13 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.