Revista Destak

Colunas

Quem cuida de quem cuida? Outubro Rosa ajuda a lembrar da importância do autocuidado

Postado em: Saúde | Por: Carolina Lara


A psicóloga Monique Stony explica que muitas mulheres não conseguem se priorizar nos cuidados com a saúde física e mental


Quem cuida de quem cuida? Outubro Rosa ajuda a lembrar da importância do autocuidado

A psicóloga Monique Stony explica que muitas mulheres não conseguem se priorizar nos cuidados com a saúde física e mental

Outubro Rosa é um movimento internacional que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e controle do câncer de mama. Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, ele se espalhou por todo o mundo, inclusive pelo Brasil.

De acordo com Monique Stony, psicóloga, executiva de Recursos Humanos e autora do livro “Vença a Síndrome do Degrau Quebrado”, o movimento é muito importante, pois é um momento do ano em que se dá foco à conscientização, contribuindo para o diagnóstico precoce e a redução da mortalidade em razão da doença. “Precisamos lembrar que as mulheres estão muito sobrecarregadas com os diferentes papéis que desempenham e, muitas vezes, não conseguem dedicar tempo ao autocuidado, que envolve olhar para a própria saúde e adotar medidas preventivas”, afirma.

Segundo a psicóloga, para dar conta de demandas sobre cuidados com a própria família e requerimentos do mercado de trabalho, especialmente quando não se tem uma rede de apoio, a mulher acaba se colocando em último lugar quando se trata de cuidar da saúde. “Quem cuida de quem cuida? Esse é um questionamento que devemos fazer e o Outubro Rosa é uma oportunidade para sensibilizar a sociedade e promover a prevenção, incentivando as mulheres a cuidarem da saúde e também apoiarem-se umas às outras na luta contra o câncer de mama”, analisa.

A solidariedade e o apoio entre as mulheres é algo de vital importância segundo a especialista, especialmente quando se trata de enfrentar uma doença. “Normalmente, quando uma mulher é mãe e não tem com quem equilibrar as demandas, pode se sentir bastante sobrecarregada. Imagine se, além da sobrecarga de tarefas, ela ainda tiver que enfrentar um câncer de mama? Nesta situação, contar com uma rede de apoio é ainda mais essencial”, explica. 

Monique orienta que toda mulher deve aproveitar o movimento do Outubro Rosa para separar um tempo de cuidado para si mesma. “O cuidado com a própria saúde não pode ser visto como um luxo, mas como uma necessidade básica da mulher. É um cuidado necessário inclusive para permitir condições de cuidar bem de quem depende de você. Com isso, é preciso ter um olhar não apenas de autocuidado, mas de amor próprio”, avalia. 

A especialista enfatiza que o autocuidado não se limita apenas à saúde física, mas também à saúde emocional, por isso é recomendável buscar apoio psicológico quando necessário. “Além de controlar o estresse, sabemos também que prestar mais atenção à rotina, de forma a incluir hábitos saudáveis, incluindo boa alimentação, prática de  exercícios e realização de check ups médicos periódicos. Essas são atitudes preventivas e que ajudam a estar com a saúde em dia”, finaliza. 

Sobre Monique Stony

Monique Stony é psicóloga e possui mais de 15 anos de experiência atuando como executiva de Recursos Humanos em organizações multinacionais e apoiando o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. Faz parte do grupo Mulheres do Brasil, onde atua como mentora de carreira de jovens negras. Criou o canal @maesnalideranca no Instagram onde mostra o dia a dia, os desafios e as estratégias da mulher moderna na realização de seus objetivos pessoais e profissionais. Oferece serviços de mentoria, além de palestras e treinamentos corporativos para a liderança e escritora do livro best-seller "Vença a Síndrome do Degrau Quebrado”, que tem como propósito ajudar mulheres a conciliarem carreira e maternidade.

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Administração com ênfase em Estratégia pelo COPPEAD/UFRJ, além de ter participado de cursos internacionais de educação executiva e aprimoramento profissional em instituições como Stanford, INSEAD e Beck Institute. Monique foi reconhecida duas vezes como um dos profissionais de Recursos Humanos mais admirados do país pela Instituição Gestão RH.  

Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.

Veja algumas fotos