Revista Destak

Colunas

Voce sabe o que é TAB ?

Postado em: Saúde | Por: Anaisa DC Grillo Santos


“Realizar o tratamento correto reduz a chance de suicídio em pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar”. No dia 30/03 é o dia Mundial do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), por ser a data de nascimento do pintor Vincent Van Gogh, diagnosticado com TAB


 “Realizar o tratamento correto reduz a chance de suicídio em pessoas com Transtorno Afetivo Bipolar”.

 

No dia 30/03 é o dia Mundial do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), por ser a data de nascimento do pintor Vincent Van Gogh, diagnosticado com TAB. Este transtorno não afeta apenas o humor , mas sim a energia cerebral. Isto é, há uma alteração na disposição, capacidade de raciocínio, do impulsos em diversas áreas da vida, como: sexo, compras, alimentação. O indivíduo age como se estivesse obsecado por algo específico. O humor pode sofrer alterações, desde depressão à euforia, porém, também ocorre irritabilidade e agressividade. Além destes prejuízos, o transtorno desestabilizado pode levar a pessoa a cometer suicídio.  

De acordo com a psicóloga com foco em ansiedade e depressão Anaísa Grillo, cada pessoa apresenta comportamentos diferentes dentro do mesmo transtorno. Os pensamentos exagerados podem surgir no início pelo polo negativo, o que ocasiona ansiedade e reações dramáticas. Frequentemente, ocorre um equívoco em relação a este transtorno, sendo confundidos com Transtorno de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, tipos de Fobia e até Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, mas não passa do espectro Bipolar. Por isso, a importância de se procurar um profissional que entenda de TAB.

“É necessário que a pessoa tenha paciência. O tratamento para estabilizar o TAB é demorado, mas eficaz. O tratamento com psiquiatra deve ser seguido à risca. É essencial que se conviva com pessoas que ama e entende o que está acontecendo. A psicoterapia também é extremamente necessária, assim como não interromper o uso dos medicamentos por conta própria. Hábitos como: beba muita água, praticar atividade física, se alimentar de forma saudável e preservar o hábito de dormir 7 à 9 horas por noite, são fundamentais para estabilizar o TAB e ter uma vida melhor.” Comenta a psicóloga com foco em ansiedade e depressão Anaísa Grillo.

CONTATO (14)997399440 whats

redes sociais @anaisagrillo

Anaísa D.C.Grillo dos Santos

Psicóloga

CRP 06/100111