Revista Destak

Colunas

Auxílio por incapacidade temporária solicitado pelo Atestmed sai mais rápido

Postado em: Direito | Por: comunicação juridica


"É um desrespeito com o trabalhador, que a partir do 16º dia de afastamento não recebe salário, ter que esperar por meses o benefício", diz especialista


Auxílio por incapacidade temporária solicitado pelo Atestmed sai mais rápido

"É um desrespeito com o trabalhador, que a partir do 16º dia de afastamento não recebe salário, ter que esperar por meses o benefício", diz especialista

De acordo com a Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado que que usou o Atestmed para solicitar o auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, obteve a concessão em menor tempo.

A liberação do benefício por meio do mecanismo que substitui o atendimento médico-pericial por análise documental para benefícios de até 180 dias, além da agilidade, permite que os médicos peritos estejam disponíveis para examinarem os casos de alta complexidade.

Washington Barbosa, especialista em Direito Previdenciário, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e CEO da WB Cursos, é um antigo defensor de que a perícia presencial deve ser apenas para casos complexos. Para ele, os casos mais simples podem e devem ser feitos pelo Atestmed.

“A checagem eletrônica da documentação ou, caso não passe por essa checagem, o encaminhamento para a perícia telepresencial, é muito mais rápido, muito mais ágil. Finalmente o INSS implantou essa medida que, com certeza, trará resultados positivos para os beneficiários”.

Para o especialista, é um desrespeito com o trabalhador temporariamente incapaz, que a partir do 16º dia de afastamento para de receber o salário, ter que esperar por meses o benefício.

“A pessoa fica sem nenhum tostão aguardando a perícia, correndo o risco do pedido ser indeferido. É uma situação muito drástica, principalmente para quem está afastado e lógico, se está doente, essa pessoa tem de gastar com consulta, medicamentos e outras despesas médicas”, diz Barbosa.

 

Fonte: Washington Barbosa, especialista em Direito Previdenciário, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e CEO da WB Cursos.

 

Informações à imprensa

Sobre a M2 Comunicação Jurídica­

A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais

Atendimento geral à imprensa: (11) 4040-3666

Aline Moura – aline.moura@m2comunicacao.com. br – (11) 97041-7447 (WhatsApp)

Ana Luisa Saliba - ana.saliba@m2comunicacao.com. br - (11) 97403-0395

Bruna Ferrão - bruna.ferrao@m2comunicacao. com.br - (11) 99025-3827 (WhatsApp)

Natasha Guerrize - natasha.guerrize@ m2comunicacao.com.br – (13) 98876-4035 (WhatsApp)

Jonas Aguilar - jonas.aguilar@m2comunicacao. com.br - (11) 96576-3644 (WhatsApp)

Márcio Santos – marcio.santos@m2comunicacao. com.br – (11) 94739-3916 (WhatsApp)