Revista Destak

Colunas

Agachamento com Barra Livre

Postado em: Esportes | Por: Alex Lobo


Dentre os danos mais comuns podemos citar as hérnias de disco e as espondilolisteses (SOLER & CALDERON, 2000).  


Durante a Um dos exercícios mais usados na musculação sem dúvida é o Agachamento Posterior e segundo Wretenberg et al. (1993) há 4 formas de execução: Acima de 90º, Até 90º, Coxa Paralela ao Solo e Profundo.

Muitas discussões são promovidas acerca de “qual”, “como” e “por quem” devem ser feitos e uma das maiores preocupação é sobre a movimentação da coluna lombar durante as repetições e suas consequências.

Quanto maior a amplitude de movimento, maior a probabilidade de haver movimentação da coluna lombar, consequentemente, maiores os riscos de danos, tanto no momento da execução quanto em longo prazo (CAPPOZZO et al., 1985).

Dentre os danos mais comuns podemos citar as hérnias de disco e as espondilolisteses (SOLER & CALDERON, 2000). 

Esta abordagem caminhará para uma análise mecânica dos Isquiossurais (Posteriores da Coxa) na execução destes exercícios, sobretudo o mais curto deles, o Semitendinoso. Tendo sua origem na Tuberosidade Isquiática e inserção na Diáfise Próximo-Medial da Tíbia (INNOCENTI et al., 2011), obrigatoriamente, durante a execução do Agachamento teremos o afastamento da origem, paralelamente a aproximação da inserção.

 

Em um estudo piloto utilizando um protótipo e tomando como base a origem e inserção do Semitendinoso, verificamos que a magnitude do afastamento da origem foi 2,3 vezes maior que a aproximação da inserção. Isto faz com que a pelve (quadril) seja tracionada em retroversão, modificando a curvatura natural da coluna e, consequentemente, expondo as estruturas intervertebrais às disfunções.

Este comportamento mecânico sugere que para se executar o Agachamento de maneira mais segura há um pré-requisito relativo à capacidade de os Isquiossurais serem alongados mas a coluna lombar ser mantida na curvatura fisiológica.

Então, a recomendação é redobrar a atenção em conter as movimentações da coluna lombar na execução dos Agachamentos, reduzindo assim os riscos associados a esta prática.

Entre em contato e saiba como funciona o treinamento personalizado.

Conheça nossas Medidas de Prevenção para Garantir um Treino Seguro!

Agende o seu Horário.

Alex Lobo
(14)99719.5526
Profissional de Educação Física, Atleta de jiu- jitsu, e PersonalTrainer (CREF:101795-G/SP)